Tudo sobre o Modo Subjuntivo (ou Conjuntivo)

Revela um fato duvidoso, incerto.

Presente

Emprega-se o presente do subjuntivo para assinalar:
  • um fato presente, mas duvidoso ou incerto, um desejo ou um sentimento.
    • Talvez eles façam tudo aquilo que nós pedimos.
    • Talvez ele saiba sobre o que está falando.
  • um fato futuro, mas duvidoso ou incerto
    • Talvez eles venham amanhã.
  • um desejo ou uma vontade
    • Espero que eles façam o serviço corretamente.
    • Espero que tragam-me o dinheiro

Pretérito Imperfeito

Emprega-se o pretérito imperfeito do subjuntivo para assinalar:
  • uma hipótese ou uma condição numa ação passada, mas posterior e dependente de outra ação passada.
    • "Talvez a lágrima subisse do coração à pupila…" (Coelho Neto, Sertão)
    • "Como fizesse bom tempo, as senhoras combinaram em tomar o café na chácara." (Aluísio Azevedo, Casa de Pensão)
    • "Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
      Estou hoje vencido, como se estivesse para morrer." (Fernando Pessoa, Tabacaria - Álvaro de Campos)
  • uma condição contrafactual, ou seja, que não se verifica na realidade, que teria uma certa consequência; pode se referir ao passado, ao presente ou ao futuro.
    • Se ele estivesse aqui ontem, poderia ter ajudado.
    • Se ele estivesse aqui agora, poderia ajudar.
    • Se ele viesse amanhã, poderia ajudar.

Futuro

Emprega-se o futuro do subjuntivo para assinalar uma possibilidade a ser concluída em relação a um fato no futuro, uma ação vindoura, mas condicional a outra ação também futura.
  • Quando eu voltar, saberei o que fazer.
  • Quando os sinos badalarem nove horas, voltarei para casa.
Também pode indicar uma condição incerta, presente ou futura.
  • Se ele estiver lá amanhã, certamente ela também estará.

Futuro Composto

verbo comer: Quando eu tiver comido; Quando tu tiveres comido; Quando ele tiver comido; Quando nós tivermos comido; Quando vos tiverdes comido; Quando eles tiverem comido.

Pretérito Perfeito

Emprega o passado com relação a um futuro certo.
  • Caso eu tenha sido escolhido, ficarei muito feliz.

Pretérito mais-que-perfeito composto

Formado pelo imperfeito do subjuntivo do verbo auxiliar (ter, haver) mais o particípio do verbo principal Tem valor semelhante ao Imperfeito do subjuntivo Ex: Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se não tivesse trabalhado tanto.
Eu teria viajado se não tivesse chovido
Obs: Perceba que todas as frases remetem a ação para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia é diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido

Nenhum comentário:

Postar um comentário